Desculpa o transtorno, cérebro em construção!!
- Andreia Ramos
- 22 de fev. de 2024
- 1 min de leitura
Adolescência é conhecida como a fase dos "is": Impulsividade, Irritabilidade, Imaturidade, Instabilidade de humor, Individualismo, Imediatismo, Insatisfação, etc. E tudo isso por causa do cérebro.

O período da adolescência é de desenvolvimento e amadurecimento e reorganização neural, relevante para o cérebro humano, principalmente com a redução das sinapses neurais. Sendo o córtex pré-frontal e o sistema límbico, responsáveis por essa mudança.
Córtex pré-frontal e Amigdala
Na adolescência o córtex pré-frontal, responsável pelo pensamento crítico, tomada de decisão, organização, planejamento, controle das emoções e dos impulsos, atenção e empatia está em desenvolvido e só vai amadurecer somente aos 25 anos. Então, esse adolescente usa a amígdala, que está relacionada as emoções, para fazer suas escolhas, tomar decisões e resolver problemas.
Dessa forma o sistema límbico, que está perto da amigdala é quem controla o adolescente, ou seja, as emoções, os impulsos, a agressividade e os comportamentos instintivos.
Serotonina e Dopamina
Nessa fase perdemos cerca de 1/3 dos receptores de dopamina e serotonina, neurotransmissores responsáveis pela felicidade, prazer e satisfação. E com essa redução, o mundo fica mais chato e tudo precisa ser mais intenso. Assim, buscam situações, as vezes de risco, que despertam o prazer e a satisfação.
A energia mental do adolescente está realmente voltada para construção da sua própria identidade, do que para agradar o mundo.
Por isso, o adolescente precisa ser guiado e orientados para comportamentos mais saudáveis e relevantes para seu futuro.