Sobre Mim
Andreia Ramos
Eu me apaixonei pela psicologia hospitalar antes
mesmo de cursar a faculdade de psicologia. Eu
sempre falei que na verdade, fiz psicologia para ser
psicóloga hospitalar. E assim foi bom uns bons anos.
Trabalhei em clinicas de saúde e hospitais por mais
de 20 anos de formada. Por gostar tanto da
psicologia hospitalar, demorei um tempo para
despertar meu interesse pela psicologia clínica.
Durante meu percurso no hospital, senti vontade de fazer outra especialização para agregar conhecimento e foi onde conheci minha segunda paixão dentro da psicologia, a Terapia Sistêmica que enfatiza a importância das relações e do sistema social na vida de uma pessoa, reconhecendo que os problemas individuais muitas vezes estão enraizados em padrões de interações disfuncionais do sistema que a pessoa está inserida. E assim iniciei atendimento em consultório com mais experiência, segurança e maturidade.
Hoje dedico totalmente minha carreira na psicologia clínica, focada no atendimento de adolescentes e seus familiares, auxiliando no percurso por essa fase de uma forma mais positiva.
Meu interesse em focar meu atendimento na adolescência, foi devido a minha própria experiência nesse período, onde eu gostaria muito de ter tido um acolhimento, um apoio, alguém que me orientasse, me ajudasse.
Durante meu percurso no hospital, estive em contato com adolescentes que infelizmente estavam internados por motivo de doença, mas principalmente com adolescentes pós tentativa de suicídio.
Comecei a estudar o funcionamento cerebral do adolescente, que ampliou meu conhecimento sobre esse ciclo de vida, trazendo resposta para os comportamentos tão repreendidos pelos pais e sociedade.
Tenho me dedicado ao estudo sobre a adolescência em geral, e também da parentalidade.